Falámos com a simpáctica tradutora da nossa série favorita e ela respondeu às nossas perguntas sobre Supernatural. Para além de muitas coisas interessantes, descobrimos que Supernatural para ela não é só trabalho, ela também é fã!! Obrigada Teresa pela sua disponibilidade e simpatia.
Clica abaixo para leres a entrevista!
1. Desde quando é responsável pela tradução e legendas da série, e qual foi a sua primeira impressão sobre Supernatural?
- O primeiro episódio da primeira temporada de Supernatural veio parar-me às mãos em Abril de 2007. Foi nessa altura que a RTP2 começou a transmitir a série. Logo, acompanho Supernatural desde o início e a minha primeira impressão foi que era uma série gira, que certamente iria agradar a um público jovem e pouco mais. Mas depressa mudei de opinião. Passei a achar que a série tinha tudo para agradar a um público mais vasto e mais exigente.
2. Para legendar a série realiza algum tipo de pesquisa focada na base mitológica em que a série é escrita? Se sim, como é essa pesquisa?
- Obviamente, tento encontrar o equivalente em português (quando existe) de termos como Wendigo, Blood Mary, Hook Man, Shtriga, Grim Reaper, Djinn, Changeling, Shapeshifter, etc.. Ou seja, os seres e criaturas sobrenaturais que foram surgindo ao longo da série. Faço-o pesquisando na Internet e recorrendo a conhecimentos anteriores. Na maioria das vezes, os nomes mantêm-se no inglês original, outros têm tradução óbvia, mas também já cheguei a “inventar” nomes. Um exemplo é o de “shapeshifter”, que transformei em “transfigurador”, para que o sentido fosse mais claro para os telespectadores.
3. Quanto tempo demora em média, a traduzir e a preparar as legendas para um episódio?
- O processo de tradução e legendagem tem várias etapas. A saber:
Primeiro visualizo o episódio e faço a divisão das legendas no guião que é fornecido juntamente com a VHS. Depois é a vez da tradução propriamente dita.
Uma vez efectuada a tradução, costumo imprimir as legendas e tornar a rever o episódio, para ver se não escapou nada. Finalmente, corrigidos possíveis erros, passo à legendagem. Ou seja, preciso de dois dias, três no máximo, para cada episódio.
4. Resiste à tentação de procurar informação sobre episódios posteriores da série na Internet à medida que novo material lhe é entregue para traduzir e legendar?
- Resisto, porque embora saiba que essa informação está disponível, como tenho sido eu a responsável pela tradução e legendagem da série, suponho que continuarei a sê-lo e acabaria por perder a graça saber com antecedência o que vai acontecer.
5. É fã da série ou uma espectadora da mesma? Se sim, o que a leva a assistir?
- Sou fã da série e espectadora da mesma. Sempre gostei da temática. Tenho toda a colecção dos livros de Stephen King e, embora não tenha que ver directamente com o Supernatural, não deixa de demonstrar a minha “queda” para o sobrenatural.
Acabo por ver cada episódio quatro vezes. Quando visualizo pela primeira vez para dividir as legendas, quando revejo para ver se a tradução está completa, quando legendo e quando passa na RTP2. Só sou verdadeiramente espectadora nesta última situação. E, por vezes, como espectadora também sou crítica e deparo-me com pormenores que preferia ter traduzido de outra forma. Mas, tarde demais… De resto, sou também espectadora porque, pura e simplesmente, gosto da série.
6. Se tivesse que definir Supernatural a uma pessoa que nunca tenha assistido à série, que lhe diria?
- Dir-lhe-ia que é uma série que, tal como o nome indica, tem uma temática sobrenatural (salvo raras excepções, como os episódios “The Benders” e “Family Remains”), cheia de acção, de sangue (para quem gosta), mas também muito emocionante (pela relação entre os dois irmãos), divertida e jovem.
7. Qual o episódio mais divertido e o mais emocional que se lembra de ter traduzido e legendado?
- Não tenho um favorito em ambos os casos, mas “Bad Day at Black Rock”, “Mystery Spot” (ambos da temporada 3) e “Yellow Fever” (da temporada 4) são, sem dúvida, muito divertidos. Os mais emocionais, na minha opinião, foram “Faith” (da temporada 1), os últimos das temporadas 2 e 3 (“All Hell Breaks Loose 2” e “No Rest for the Wicked”, respectivamente), “A Very Supernatural Christmas” (temporada 3) e “On the Head of a Pin” e “When the Levee Breaks” (temporada 4).
8. Caso tenha assistido às outras temporadas da série, qual foi a sua favorita até agora e porquê?
- Sinceramente, não sei dizer. Gostei da primeira pela novidade e variedade de temas, gostei da segunda também pela variedade temática e pela entrada de John em cena, mas também gostei muito da terceira e da quarta, que se foram tornando nitidamente mais violentas e adultas e que se centraram mais no problema do sangue demoníaco de Sam e da caça à Lilith.
9. Há alguma lenda urbana que gostasse de ver retratada em Supernatural?
- Para ser franca, as lendas urbanas de que tenho conhecimento e que têm algo de sobrenatural já foram todas mais ou menos retratadas em Supernatural.
10. Sente que acompanhou o crescimento das personagens principais Sam e Dean? Se sim o que acha que mudou mais em cada um deles (o bom e o mau)?
- Costumo dizer, por brincadeira, que me sinto um pouco a mãe daqueles rapazes, pois acompanho-os desde o início. No que diz respeito ao Sam, devido ao sangue demoníaco tornou-se, obviamente, mais obcecado e teimoso, perdendo um pouco do bom senso que sempre teve. Quanto ao Dean, tornou-se mais responsável e adulto, na sua tentativa de salvar o irmão, mas também mais amargurado e cínico, devido à sua passagem pelo Inferno. Contudo, há que dizer que continuam ambos adoráveis.
11. A série tem maioritariamente personagens masculinas mas, como mulher, qual é na sua opinião a mulher mais forte de todas as que já passaram na série, e porquê?
- É uma pergunta complicada, pois embora tenham passado já muitas mulheres pela série, as que ficam retidas na lembrança são as “más da fita”, a saber: Meg, Bela, Ruby. São, sem dúvida, personagens fortes, mas também tivemos a Ellen e a Jo e, sobretudo, a Pamela que, a meu ver, será porventura a mais forte de todas, por oposição a Anna, que talvez devido ao seu carácter angélico, não deixa de ser um pouco apagada.
12. Tem alguma personagem favorita ou já teve? Quem e porquê? (Pode considerar uma personagem que ainda esteja na série ou que já tenha participado nela)
- Confesso ter um “fraquinho” pelo Dean, mas no que toca a personagens pontuais, acho imensa graça aos dois cromos dos Ghostfacers e ao ar grave, sério, atormentado do Castiel.
13. Se pudesse perguntar alguma coisa ao criador da série, Eric Kripke, o que lhe perguntaria?
- Como raio vai conseguir terminar a série de forma a agradar a todos os fãs?
14. Na sua opinião, qual seria o final perfeito para a série?
- É outra pergunta muito complicada. Como poderão os Winchester algum dia ter descanso? Seria ideal terem-no em vida, mas devido a todo o seu passado, parece-me pouco provável. Aliás, já ficou provado em “It’s a Terrible Life” que não se adaptam a uma vida normal. Logo, o ideal seria darem cabo dos demónios da pesada e passarem o resto da vida a tratarem de demónios secundários. Mas perderia um pouco a graça. Outra hipótese, talvez mais sobrenatural e, logo, mais apropriada, seria darem cabo de Lúcifer e companhia e terem a recompensa eterna, junto do pai, num lugar melhor, que seria o oposto da experiência de Dean no inferno. Mas aí ficávamos nós a perder, porque seria pouco provável haver uma 6ª temporada.
15. Supernatural é uma das séries mais vistas na RTP 2 e aparentemente também é uma das que tem mais sucesso em Portugal (sucesso esse que engloba pessoas de várias faixas etárias). A que é que acha que deve o sucesso da série no nosso país?
- Embora actualmente tudo o que meta vampiros esteja a ter grande sucesso, o fenómeno do Supernatural é anterior a esta nova moda. O sucesso terá que ver também com o facto de passar na RTP2, que é, reconhecidamente, um canal de qualidade. Além disso, acredito que também se deverá ao “passa-palavra”. Quem viu no início e gostou, ter-se-á encarregado de convencer outros telespectadores. Finalmente, a própria evolução da série e o facto de se ter tornado mais violenta e pesada, terá chamado a atenção de um público mais adulto. E, obviamente, agora queremos todos saber o que vai acontecer a Sam e Dean.
Para terminar poderia deixar uma palavra aos fãs de Supernatural, portugueses mas também de outros países que visitam o Supernatural Fans Portugal.
Gostaria de dizer que é um prazer e uma honra saber que me lêem todas as semanas e que sou, de certo modo, responsável por compreenderem melhor os Winchester. Quanto ao Supernatural Fans Portugal, dou-vos os parabéns pela qualidade e diversidade do site. Acredito que os fãs de outros países que visitam a página ficam muito mais bem servidos do que se visitassem outras páginas estrangeiras. A vossa página tem muito nível. Continuem assim… e força com a ideia de realizar uma convenção Supernatural em Portugal.
16 comentários:
Que bom! Ainda bem que fizeram esta entrevista! Está muito boa! É bom saber que ela também é fã da série!
Parabéns pela entrevista! 5*
uhau fikei impressionada.
adorei a entrevista, as vezes via o nome de quem traduzia e questionava-me se quem traduzia os epis era fan ou nao, ou se tinha ficado fan com o decorrer dos epis.
afinal parece que e mais uma fan igual a todas nos:D
Wow...
o_O
Muito bom meninas! Belíssimo trabalho de reportagem e excelente entrevista!
Também um muito obrigada à Teresa Ribeiro por ter aceite "falar" connosco e queria dar-lhe os parabéns pelo seu excelente trabalho em "Supernatural"!
Ana
Pelo menos a nivel de audiencias, SUPERNATURAL fica bem nos ultimos lugares na preferencia do povo portugues. Quanto a isso não há duvida...
COrrecto seria dizer, das mais vistas da RTP2...e mesmo assim...não é totalmente verdade.
Excelente entrevista! Parabéns!
ainda bem que gostaram da entrevista e tenho a certeza que a Teresa ficará bastante contente por ter este feedback tão bom. ela ficou bastante contente quando soube que SPN tinha um apoio tão grande como este e ficou ainda mais contente por saber da existência do blog.
adorei a entrevista !! q senhora simpatica !! fizeram um bom trabalho !! parabens !!
dean girl
GRANDE ENTREVISTA! PARABÉNS SUPERNATURAL FANS PORTUGAL (GRANDE SITE).
ADORO O TRABALHO DA TERESA SILVA RIBEIRO.
E TENHO MAIS A VER COM ELA DO QUE PARECE (GOSTAMOS OS DOIS DE SOBRENATURAL)...
E EU CHAMO-ME SERGIO VALDEMAR DA SILVA RIBEIRO, E ELA CHAMA-SE TERESA SILVA RIBEIRO... OU SEJA O MEU PAI E O PAI DA TERESA TEM O MESMO APELIDO E A MINHA MAE E A MAE DA TERESA TEM O MESMO APELIDO!
=), PARABENS TERESA PELO TEU FANTASTICO TRABALHO, E SFP PELA FANTASTICA ENTREVISTA.
É BOM TER ORGULHO NO NOSSO PAIS!
Adorei a entrevista com a Teresa Ribeiro tradutora do Supernatural.
Eu tenho amesma opiniao que tu!
Achamos o Dean Bonito e tambem tenho um fraquinho por ele:-)
Mas nao digo que o Sam seija feio tambem e um bonito rapaz e nao so!!!
Beijinhos espero que a 5 temporada do Supernatural venha a RTP2!!!
oieee eu sou monyke tenho 13 anos sou super fã do supernatural!
eu sou tão fanática que eu imprimi varias fotos deles e colei td no meu guarda-roupa meu pai falou q é palhaçada minha mais ele naum sabe como é um amor de fã né!
bom eu vejo supernatural desde meus 8 anos e eu sou super apaixinada por eles eu 'faria de td para conhecer eles' e quando eu perco um mieo do episódio eu entro ate em depressão e eu amo eles quando estrou a primeira vez no sbt eu falei assim 'aiii pai vai dae um novo seriado no sbt e,eu comecei a ver e não consigo mais parar é como se fosse um ima me puxando e não deixando eu sair da frente da televisão eo meu primo fala cara vc nem conhece os caras não sei por que vc ta tão fanatica nisso,ai eu falo v nunca vai entender,é porque um dia eu peguei um dinheirinho e imprimi as foros deles pela internet rsrsrs
eu gosto muito do seriado e tambem dos garotos principalmente é isso ha amei a entevista esta ótima ainda bem meso q fizeram ameiiiiiii!!!
bjksss
poxa me escolham aii pra 'melhor fã de janeiro'bjkss.
Entevista muito bem feita!
Parabéns :)
Gostei de ler.
so de minas gerais gosto muinto de sobrenatural e gostei muito desta entrevista xd;
oi eu adoro sobrenatural comfesso qi e uma serie melhor qi ja esistil eu adom o san i o dem
eu acho o san muito limdo i o dum tambem beijjjjjjjjjj
pra vcs i fiquem com deus queria ter vcs como amigo no orkt vcs poderia add uma fã di vcs por favor eu adoro vcs mim add por favor
jocianegatadomorro@hotmail.com
eu amo vcs ta beijjjjjjjjjjj
oi eu queria diser qi eu adoro o sobrenatural e um sril qi eu asisto todos os dias paro di faser o qi eu tiver faserdo pra asistir beijjjjjj
sen i dim eu amo todos vcs ta
Sim sem dúvida, uma entrevista esplêndida, e claro toda essa informação graças ao SPN. Como a Teresa disse, o SPN é mais informado sobre a série do que outros sites estrangeiros. SPN tem óptima informação sobre a série, e não vejo outro site melhor que este! :)
Enviar um comentário